noticias114 Seja bem vindo ao nosso site X da Questão!

São Gonçalo

São Gonçalo Celebra Avanços na Saúde Bucal: Mais Atendimentos e Melhorias na Rede Municipal

No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, os residentes de São Gonçalo têm motivos para comemorar.

Publicada em 21/03/24 às 15:33h

X da Questão


Compartilhe
Compartilhar a noticia São Gonçalo Celebra Avanços na Saúde Bucal: Mais Atendimentos e Melhorias na Rede Municipal  Compartilhar a noticia São Gonçalo Celebra Avanços na Saúde Bucal: Mais Atendimentos e Melhorias na Rede Municipal  Compartilhar a noticia São Gonçalo Celebra Avanços na Saúde Bucal: Mais Atendimentos e Melhorias na Rede Municipal

Link da Notícia:

São Gonçalo Celebra Avanços na Saúde Bucal: Mais Atendimentos e Melhorias na Rede Municipal
Ampliação dos atendimentos odontológicos à população de São Gonçalo  (Foto: X da Questão)

Desde o primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, os atendimentos odontológicos aumentaram significativamente, com uma média de mais de 20 mil atendimentos a cada ano, conforme dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Em 2021, foram registrados 42.151 atendimentos, aumentando para 63.329 em 2022, 84.007 em 2023 e 6.748 apenas em janeiro deste ano.

Para ampliar os atendimentos odontológicos à população de São Gonçalo, diversas estratégias foram adotadas. Mais equipes foram mobilizadas, mais postos de saúde foram equipados com consultórios odontológicos e houve maior adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), além da realização de ações sociais e aprimoramento dos serviços de emergência e dos Centros de Tratamento Intensivo (CTI) nos hospitais municipais. Essas iniciativas visam melhorar a saúde bucal dos residentes de São Gonçalo em todos os aspectos.

A Subsecretaria de Odontologia, vinculada à Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, oferece atendimento em consultórios nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas unidades de emergência, como as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Nova Cidade, Pacheco, Santa Luzia e Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além disso, foram implementados serviços de Odontologia Hospitalar nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, e do Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro. Dois odontomóveis foram reformados para atender áreas que ainda não são cobertas pelos serviços odontológicos nos postos de saúde. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Neves e Barro Vermelho também foram reestruturados, e um novo CEO foi inaugurado no Ciesg, no Vila Três, realizando mais de 19.540 atendimentos em nove meses.

Os odontomóveis, focados principalmente em áreas desassistidas, aumentaram seus atendimentos de uma média de 6 mil para 10 mil por ano. O Programa Saúde na Escola está presente em todas as escolas da rede municipal, beneficiando 7.223 alunos em 2023 com atividades educativas, exames clínicos, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

A fim de ter acesso aos serviços odontológicos na rede básica de saúde (USFs), os moradores de São Gonçalo podem procurar qualquer unidade que ofereça atendimento odontológico para agendar uma consulta. Nos postos, são realizados exames clínicos, restaurações em resina, remoção de tártaro, limpeza dentária, orientação de higiene bucal e pequenas cirurgias. Os pacientes podem ser encaminhados para os CEOs conforme a necessidade de cada indivíduo, onde são oferecidos serviços especializados.

Paulo Alberto do Nascimento, subsecretário de Odontologia, destaca a importância da saúde bucal para o bem-estar geral, ressaltando que "a saúde começa pela boca" e que a manutenção da saúde bucal pode prevenir várias doenças no organismo.

Em relação ao agendamento de consultas, todas as marcações para as unidades de saúde pública de São Gonçalo são feitas através da Central de Regulação da Secretaria. Os pacientes que necessitam de atendimento odontológico devem procurar os postos de saúde que oferecem esse serviço, onde serão inseridos no sistema da Central de Regulação. A Central entrará em contato por telefone para informar sobre o agendamento do serviço, priorizando locais próximos à residência do paciente. Portanto, é fundamental que os pacientes mantenham um número de telefone atualizado em seu cadastro. As informações de contato e endereço também podem ser atualizadas em qualquer unidade de saúde.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)977404724

Visitas: 49228
Usuários Online: 84
Copyright (c) 2024 - X da Questão - Envie sua sugestão dw pauta para 21 97740-4724
Converse conosco pelo Whatsapp!