noticias941 Seja bem vindo ao nosso site X da Questão!

Saúde

CER III faz avaliações de pacientes com otorrinos

Especialidade médica é oferecida na unidade de Neves

Publicada em 13/05/24 às 13:22h

X da Questão


Compartilhe
Compartilhar a noticia CER III faz avaliações de pacientes com otorrinos  Compartilhar a noticia CER III faz avaliações de pacientes com otorrinos  Compartilhar a noticia CER III faz avaliações de pacientes com otorrinos

Link da Notícia:

CER III faz avaliações de pacientes com otorrinos
 (Foto: X da Questão)

Os distúrbios relacionados aos ouvidos, nariz e garganta são tratados pelo otorrinolaringologista. A especialidade médica não podia faltar entre as oferecidas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves. No local, os pacientes atípicos e deficientes têm atendimentos para avaliar os seus desenvolvimentos em consonância com os demais especialistas.     

Vitória Beatriz Francisco Cardoso, de 12 anos, tem transtorno do espectro autista (TEA) e já passou várias vezes pela consulta com o otorrinolaringologista na unidade. Este ano, ela realizou o exame de processamento auditivo central (PAC) para descobrir se tem alguma alteração na comunicação entre a audição e o cérebro. Ela ouve, mas não entende o que está sendo dito e o exame foi essencial para este diagnóstico.

“Ela tem uma dificuldade de entender o que a gente fala. Já fui em vários otorrinos lá fora e nunca foi feita a avaliação que ele fez, que foi completa. Para mim, a melhor coisa que aconteceu em São Gonçalo foi esse CER III. Ele mudou a minha vida e a da minha filha. Estou aqui desde o início, em janeiro de 2021. Ela começou com a terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga e neuropediatra. Desenvolveu e melhorou muito o comportamento, além de ter acesso aos exames que necessita”, contou a mãe, a dona de casa Kátia Regina Zeus Francisco, 52.

Para o otorrinolaringologista Marcelo Nogueira da Silva, trabalhar com esse público tem sido muito gratificante e um aprendizado constante. “É uma experiência que eu ainda não tinha passado, mesmo com mais de 20 anos de carreira. Está sendo muito importante, enriquecedor. É um crescimento profissional incrível poder fazer alguma coisa por esses pacientes, poder ajudar a descobrir quais são as suas dificuldades e mostrar o caminho para resolvê-las”, explicou o médico.

   

Atendimentos

 Atualmente, a unidade conta com atendimento de enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, musicoterapeuta, psicopedagoga, assistente social, transcritora de braile e intérprete de libras. O local ainda tem as seguintes especialidades médicas: neuropediatra, neurologista, pediatra, oftalmologista, otorrinolaringologista e ortopedista.

“O CER é o local para as pessoas atípicas e deficientes que precisam destes atendimentos multiprofissionais, que estão crescendo na unidade, a cada ano que passa, para atingir mais gente. Sabemos da necessidade da população e o governo dá atenção especial para isso. É uma realidade que muitos precisam e que queremos oferecer”, contou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha. 

Como ter acesso – Todo atendimento realizado no CER III é feito após a inserção na Central de Regulação da Secretaria. Assim, o paciente deve, primeiro, procurar uma unidade de saúde para marcar consulta com um médico generalista, que vai avaliar os casos e pode encaminhar para o especialista.

Após ter o encaminhamento do médico generalista ou profissional habilitado, o paciente ou responsável pode dar entrada com o pedido em qualquer posto de saúde, policlínicas e clínicas municipais, que vão inserir o paciente na Central de Regulação. É a própria regulação que vai determinar se ele é elegível para o tratamento no CER III ou se será atendido em outro local. Lembrando que o atendimento no centro especializado atende média e alta complexidades.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Após a regulação confirmar o atendimento no CER III, o paciente passa por nova avaliação da equipe multiprofissional do espaço, que vai definir para qual setor do CER III o paciente é elegível e direcionar para os tratamentos necessários.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)977404724

Visitas: 49229
Usuários Online: 85
Copyright (c) 2024 - X da Questão - Envie sua sugestão dw pauta para 21 97740-4724
Converse conosco pelo Whatsapp!