noticias414 Seja bem vindo ao nosso site X da Questão!

Cultura

Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado.

Publicada em 15/07/24 às 14:45h

X da Questão


Compartilhe
Compartilhar a noticia Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado.   Compartilhar a noticia Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado.   Compartilhar a noticia Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado.

Link da Notícia:

Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado.
 (Foto: Valéria Martins)

Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado. Este ano, o espetáculo passou por São Pedro da Aldeia, Volta Redonda e Macaé, e agora se apresenta nos dias 20 e 21 de julho, às 18h, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com ingressos a preços populares e classificação livre.

Sucesso de bilheteria, o espetáculo é conhecido por sua abordagem inédita ao apresentar uma versão africana para o mito da criação do universo. Com tambores tocados por quatro músicos que representam os ogãns dos tradicionais terreiros de Candomblé no Brasil, o grupo artístico Tambor de Cumba, liderado por Aninha Catão e composto por mais sete bailarinos, retrata a origem das primeiras formas de vida a partir dos elementos primordiais da natureza – fogo, terra, água e ar – e as divindades iorubás, os orixás.

Aninha Catão, diretora da Cia Tambor de Cumba, destaca a importância do projeto: “Nossa missão é usar a arte para combater o racismo e valorizar a cultura africana, especialmente a iorubá. Através da dança, da música e dos cantos, buscamos educar e sensibilizar o público sobre a riqueza e a profundidade das tradições africanas”, afirma.

Os gestos e danças dos artistas, juntamente com os cantos em iorubá, são pontos altos que se interligam ao longo do espetáculo, proporcionando uma experiência cultural rica e envolvente. Com uma equipe formada por artistas pretos, o projeto combate o racismo através da cultura e da educação. “Cosmogonia Africana” é baseado no estudo homônimo desenvolvido por Marcelo Monteiro.

Além das apresentações nos dias 20 e 21 de julho, o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro também sediará uma palestra sobre a “Cosmogonia Africana” no dia 21 de julho, às 14h, e uma oficina de dança afro no dia 20 de julho, às 14h. Ambas as atividades são gratuitas e oferecem ao público a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura africana.

 

Serviço:

Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá

Datas: 20 e 21 de julho de 2024

Horário: 18h

Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

Endereço: Rua José Higino 115, Tijuca, Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia entrada)

Classificação: Livre

Duração: 2 horas









ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)977404724

Visitas: 49239
Usuários Online: 95
Copyright (c) 2024 - X da Questão - Envie sua sugestão dw pauta para 21 97740-4724
Converse conosco pelo Whatsapp!