noticias826 Seja bem vindo ao nosso site X da Questão!

Cultura

Conhecendo a Aldeia Sapucahy

Encontro de Saberes Guaranis na Costa Verde

Publicada em 17/06/24 às 16:24h

Marco Speziali


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conhecendo a Aldeia Sapucahy  Compartilhar a noticia Conhecendo a Aldeia Sapucahy  Compartilhar a noticia Conhecendo a Aldeia Sapucahy

Link da Notícia:

Conhecendo a Aldeia Sapucahy
Encontro indígena  (Foto: Jorge Tupã Mirim)

Por Marco Speziali

No coração da Região Costa Verde, em Angra dos Reis, encontra-se a Aldeia Sapucahy, um dos bastiões da rica cultura Guarani no estado do Rio de Janeiro. No domingo, a aldeia recebeu a visita da equipe do Instituto Terra do Saber (ITS), acompanhado pela Cacique Jurema, da Aldeia Mata Verde Bonita, de Maricá. O objetivo da visita foi aprofundar o conhecimento sobre a cultura Guarani e promover a pesquisa sobre os povos indígenas no estado.

Para os técnicos do ITS a aldeia  é um espaço onde a tradição e a modernidade se encontram. Localizada em Bracuí, Angra dos Reis, a comunidade preserva e vive de acordo com os costumes ancestrais dos Guarani. Os habitantes da aldeia mantêm viva a língua, os ritos, as danças e as artes tradicionais, enquanto enfrentam os desafios da atualidade.

Intercâmbio Cultural

O principal objetivo da visita foi a troca de saberes. A equipe do Instituto buscava compreender melhor as práticas culturais, os conhecimentos tradicionais e as questões atuais enfrentadas pelos Guarani no estado do Rio de Janeiro.  

De acordo com Thiago Werá, filho do Cacique Algemiro Karai, e coordenador do Centro de Convivência Guarani, esses intercâmbios são extremamente necessários para fortalecer os laços familiares e trocar conhecimentos no que diz respeito às artes e a cultura.

“Esse intercâmbio é crucial para a elaboração de pesquisas que respeitem e valorizem a visão de mundo dos povos indígenas. Estamos trabalhando em diversos projetos culturais para mostrar a riqueza e a ancestralidade do povos Guarani. Para tanto, nosso Centro de Convivência criou e vai fomentar diversos cursos em vários setores, que serão abertos à todos, inclusive aos nosso irmãos de outras aldeias”, disse Thiago Werá.

A Cacique Jurema destacou a importância da união entre as aldeias e das visitas como essa para fortalecer a identidade cultural e promover a resistência indígena. “Essas visitas são fundamentais para que possamos compartilhar nosso conhecimento e aprender uns com os outros. A cultura Guarani é rica e diversa, e cada aldeia tem algo único a oferecer”, afirmou Jurema.

De acordo com o Instituto Terra do Saber, as informações coletadas serão catalogadas para futuras pesquisas e iniciativas de preservação cultural. Para a comunidade Guarani, a visita representa um reconhecimento e uma valorização de sua cultura e tradições.










ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)977404724

Visitas: 49173
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2024 - X da Questão - Envie sua sugestão dw pauta para 21 97740-4724
Converse conosco pelo Whatsapp!